A ENZIPHARMA, dentro de sua agenda de eventos em comemoração aos 15 anos de atuação, trouxe mais um ilustre convidado a palestrar na empresa: Dr. Marcos Cavalcanti.

A palestra trouxe vários casos reais onde podemos constatar o prejuízo à saúde quando o indivíduo não se sente integrado à organização e satisfeito com o que faz. E discutimos o papel de cada um (empresa e funcionário) nesta construção de um outro ambiente empresarial.

A sociedade do conhecimento está transformando o mundo do trabalho. O sucesso de uma empresa depende, cada vez mais, da sua capacidade de contar com trabalhadores comprometidos com seu trabalho. Para que isto ocorra, as organizações precisam deixar de ver seus funcionários como mera “mão de obra”, que realiza suas tarefas sem pensar, sem prestar atenção, de forma descompromissada. E os funcionários precisam adotar uma postura mais pro-ativa.

 

 

Marcos Cavalcanti é doutor em Informática pela Université de Paris XI, professor da COPPE/UFRJ, no Programa de Engenharia de Produção. 

  • Coordenador do CRIE - Centro de Referência em Inteligência Empresarial da COPPE/UFRJ.
  • Membro do Board do New Club of Paris (http://www.the-new-club-of-paris.org/)
  • Editor da Revista Inteligência Empresarial.
  • Co-autor dos livros “O Conhecimento em Rede” e “Gestão de Empresas na Sociedade do Conhecimento” pela Editora Campus, e “Gestão Eletrônica de documentos” e “Que ferramenta devo usar”, pela Editora Qualitymark.
  • Coordena o curso de Pós-Graduação em Gestão do Conhecimento e Inteligência Empresarial – MBKM (Master on Business and Knowledge Management).
  • Coordenador do projeto que revisão da metodologia de avaliação de empresas utilizado desde 2010 pelo BNDES, incorporando os ativos intangíveis nesta avaliação
  • Consultoria e realização de cursos para revisão do modelo de negócios na Infoglobo e TV Globo.